O que leva uma pessoa a...

As tragédias, por mais difícil que seja admitir, tem sempre um componente pedagógico: fazem-nos refletir. Para os que discordam, há, inclusive, uma base bíblica para essa afirmação: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.” (Eclesiastes 7.2)

A tragédia da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, não surge como uma exceção. Pelo que li e vi, até agora, confirma a regra.

A pergunta mais ouvida foi: “O que leva uma pessoa a planejar evento tão macabro? A matar crianças, adolescentes, plenamente indefesos, alguns ajoelhados suplicando para não morrer? A fazer tudo isso sorrindo?”

Simples e direto: a ausência de Deus na vida do ser humano!

“Como assim? Ausência de Deus? E a carta que o atirador deixou não dava sinais claros de ser uma pessoa tão religiosa, fanática até?” Aí está o âmago da questão.

Ser fanático religioso e seguir a Deus são a mesma coisa? Ver a “impureza e o pecado” em outrem e esquecer-se de si é Cristianismo? “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (Mateus 7.5)

O fanatismo religioso tem causado terríveis males e nenhum benefício. Não há homem-bomba, inquisidor ou suicida santo. Esta é uma verdade que atinge todas as épocas e todas as religiões. 

Sabe por quê? Porque “religião não salva”, como diz o ditado. Religião não transforma, não muda vidas. Isso, só Jesus Cristo faz.

Ele, no Sermão do Monte, ou As Bem-Aventuranças, nos diz algo muito forte: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”

Afirmação que nos faz pensar que ser religioso, carola, fanático, viver em uma igreja, não perder um culto ou missa, não nos faz homens justos ou santos. Reconhecer os nossos pecados, arrepender-se e ser guiado pelo Espírito Santo, sim.

Um comentário:

  1. Olá Emmanuel.
    Oportuna tua postagem. Quero acrescentar que, a meu modo de ver, a ausencia do AMOR no coração do ser humano, afugenta a ação do Espirito Santo, e claro, o inimigo de nossa almas., Satanás, tem um campo fertil para atuar., as atitudes das pessoas nesse estado são surpreendentes como neste episódio. Não podemos deixar de perceber numa das reportagens de um sobrevivente ileso, foi: " Enquanto ele matava as pessoas, ele disse que ORAVA. E o assassino lhe disse: Fica tranquilo gordinho, você não vai morrer!" Certamente este garoto foi protegido por Deus, que não ignorou sua súplica. Glória a Deus por isso!!!
    Deus te abençoe!!!
    Visite também meu blog. Algumas postagens poderão te interessar.( eugenioaguero.blogspot.com )

    ResponderExcluir