Perturbador, graças a Deus

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes aos baalins." (I Reis 18.17,18)

Perturbar é "desarranjar, atrapalhar, embaraçar, envergonhar, confundir, provocar tonteira ou atordoamento em; aturdir, atordoar, estontear, desnortear, desorientar." Ou seja, é tudo que um servo de Deus não intenta fazer, independentemente de quem seja o alvo da perturbação.

Exceto se este alvo for o diabo. Ou os seus discípulos. Estes serão perturbados inevitavelmente. Foi o que aconteceu com Acabe. O profeta de Deus, o homem chamado de "santo homem de Deus", aquele que orou e multiplicou o azeite e a farinha da viúva, que deitou sobre uma criança e ela ressuscitou, que determinou que não chovesse e não choveu, para Acabe e os seus asseclas, era "o perturbador de Israel".

Dependendo de quanto o nosso testemunho incomoda o mundo, é assim que somos vistos. Se você, jovem, é excluído da "turma" por ser "careta, antiquado, bobão, fanático", você é, possivelmente, um novo "perturbador de Israel". Se nós, jovens, adultos e anciãos, não entramos no ritmo amoral que a sociedade contemporânea exige, somos diagnosticados imediatamente: "perturbador".

Quando lemos a Bíblia, vemos que há alguns textos - e contextos - interessantes em que a palavra "perturbador" ou o sentido dela encontram-se presentes. Se, igualmente a Elias, este rótulo nos é dado, louvado seja Deus. Como dizem os pregadores: "Se a sua vida não incomoda o inimigo, ou por ele não é incomodada, tem algo errado." Não há como, na escuridão, não se reagir à presença da luz.

O profeta Joel nos diz: "Tocai a buzina em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, ele já está perto." (Joel 2.1) Já ouviu falar de uma buzina que não perturba? Tocamos a buzina com nossa vida, nosso testemunho e falando o que o Senhor nos ordena.

"E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita." (I Samuel 18:7-9)

Davi não agiu deliberadamente para atingir Saul. Ele não tinha a menor culpa pelo elogio que as mulheres o fizeram. Mas, para ser "perturbador", não precisa ter culpa. Precisa apenas "se conduzir com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era (é) com ele."

"E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." (Atos 9.10-16)

A reação de Ananias, mostrando repúdio e temor em relação a Saulo é natural e compreensível. Como entender que, aquele que consentiu na morte de Estevão estivesse agora orando e, em visão, o visse a impor as mãos e fazê-lo recuperar a visão? Como isto poderia acontecer a um "perturbador"? Ir ao encontro desse homem vil ou desobedecer?

Obedecer. Sempre. Mesmo que a determinação divina contradiga os nossos sentimentos, mesmo que o desejo seja retribuir o que Saulo permitiu fazer com Estevão. Não. Deus iria mostrá-lo o quanto custa passar de perseguidor a perseguido, de estilingue a vidraça.

Queira Deus que o mundo veja em nós "perturbadores" nos moldes de Elias, Davi e Paulo, não mais Saulo.

(PS: Texto adaptado do sermão "O perturbador de Israel" pregado em 22/09/2009 na congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, bairro de Mandacaru, João Pessoa, Paraíba, Brasil)

4 comentários:

  1. Glória a Deus por essa tão abençõada e penetrante palavra!

    ResponderExcluir
  2. Toda palavra ela é realmente inspirado pelo Espírito Santo e como diz a Bíblia proveitosa para ensinar... Quero deixar aqui meu comentário, desta pregação "Pertubador de Israel", e suplicar junto ao Pai que levante "pertubadores" em nosso Brasil, Igrejas e Sociedade, para "pertubar" no sentido de não aceitar toda essa sujeira e corrupção dentro do nosso país. Amado, que o Senhor continue a encher o seu coração da ousadia para que outros mais, "Pertubadores Do Brasil",, se levante para abençoar nossa nação.

    (obs)* registrei a permissão solicitada em meu blog. Deus seja contigo amado.

    ResponderExcluir
  3. Jacson,

    Agradeço de coração a visita ao blog, à permissão e o comentário. Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a mensagem.
    Deus continue te abençoando e te ensinando a ser cda dia mais perturbador :) kkkkk

    ResponderExcluir