Evangelismo on-line



Evangelismo on-line
Não sabemos até quando, mas hoje, a internet é, indiscutivelmente, a mídia mais democrática que existe no mundo. É também a de maior crescimento – incomparável – entre todas as demais. No Brasil, segundo pesquisa Ibope Nielsen On-line, de 07/05/2009, 62 milhões de brasileiros, ou 33% da população brasileira tem acesso à Internet, sendo o Brasil o país onde as pessoas passam mais tempo on-line (26 horas e 15 minutos por mês, ou seja, 3 vezes mais do que vendo TV).

No tocante ela ser a mídia mais democrática, podemos perguntar: “Que outra mídia permite que, a um único clique, você mude radicalmente o que está sendo visto – ou lido?” Por exemplo, alguém pode estar navegando em um “site” de notícias e entrar no portal de um banco, e daí ir assistir vídeos no Youtube. Por falar em vídeos, lá está disponível tudo o que a “mídia oficial” insiste em censurar.

Por que, então, não usá-la para pregar e propagar a Palavra de Deus? Por que não ser uma opção – espiritual - a todo o lixo virtual existente? Por que não fazer uso dela para contradizer falsos ensinos e doutrinas? Por que não nos utilizarmos de um método que não é excludente e, ao contrário, pode ser mais um dentre as estratégias de evangelização?

Se você ainda acha esta uma realidade distante, ou algo que não deve acontecer, permita-me dar-lhe uma ótima notícia: a Internet já é um instrumento poderoso para divulgação da Palavra de Deus. O Senhor Jesus tem levantado um exército de homens e mulheres que tem entendido ser este um meio eficaz de pregação do Evangelho.

Tanto que a conservadora Igreja Católica Romana, através do seu líder, Bento XVI, “em sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, conclamou os sacerdotes a fazer um uso astuto das novas tecnologias disponíveis para se tornarem líderes comunitários na WEB. O Dia Mundial das Comunicações Sociais está marcado para 16 de maio, sob a divisa “O Sacerdote e o Ministério Pastoral no Mundo Digital: Novas mídias a serviço da Palavra.” Bento XVI enfatizou que “Novas oportunidades para o dialogo, evangelização e catequese podem ser abertas no ciberespaço com a presença de sacerdotes, transportando seu papel tradicional de líderes comunitários para a comunicação no mundo digital”.

Não por acaso. Felizmente, para nós, eles ainda engatinham nesse campo. E quererão ganhar espaço o mais rápido possível. O terreno é fértil. A sociedade atual é reclusa, a clausura é regra, as pessoas restringem cada dia mais o contato com pessoas desconhecidas, devido à insegurança generalizada, e recorrem ao contato virtual como um dos únicos meios de comunicação. Proliferam os sites de auto-ajuda, de evangelhos da prosperidade, de “outros evangelhos...” E aí o Senhor tem se utilizado de seus instrumentos para comunicar virtualmente o “caminho, a verdade e a vida.”

Se você ainda se preocupa com a modernidade desse método, posso afirmar, após acessar e ler muito conteúdo evangélico on-line: o método não é o aspecto principal. O mais importante é “a virtude do Espírito Santo”. Sem esse precioso auxílio, nada flui ou frutifica. Cheios dessa virtude, todos os métodos dão certo. Inclusive a Internet.

Com uma vantagem adicional: evangelização simultânea em “Jerusalém, em toda a Judeia, Samaria e até aos confins da terra.”

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8)

(P.S.: Texto publicado na "SEMAD-PB em revista, ano II, nº 06, Fevereiro-Março de 2010.)

2 comentários:

  1. Não tenho dúvidas do potencial da internet para divulgação do evangelho genuíno,não tenho dúvidas do amor de irmão abnegados pela palavra desta divulgação, agora está faltando nossas igrejas e organização evangélicas se conscientizarem deste tema, enquanto a igreja católica de forma organizada saí na frente, como sempre, vejam os colégios católicos,nós de forma desorganizada e empíricas vamos aos "trancos e barrancos" fazendo o trabalho de Deus, peço a Deus que nos ensine, a sair na frente e realmente usarmos este meio de comunicação extraordinario. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Para quem desejar evangelismo, discipulado e conexão com igrejas locais online visite GMOinscricoes.com.br disponivel em todos os idiomas desde de 2004. Acredite, ja existe tecnologia de ponta desenvolvida por evangelicos mas a maior dificuldade é o envolvimento da igreja em apenas utilizar a ferramenta que é gratuita.

    ResponderExcluir