A Palavra que não volta vazia

Imagine que, hoje, um grande autor literário escreva alguns textos e lance o seguinte desafio: "O livro que inicio hoje não será concluído por mim. Quero que, aproximadamente 40 autores deem continuidade a este projeto, autores das mais diversas línguas, culturas, durante os próximos 16 séculos. Quando este livro estiver finalizado, ele estará tão atual quanto hoje. Servirá para os mais diversos povos, nos mais variados lugares, nas mais diferentes circunstâncias. Será o livro mais lido, mais traduzido e mais vendido em todo o mundo, em todos os tempos."

Bem, já está claro que não haverá autor tão louco e presunçoso para pensar assim. É uma simples ilustração da realidade da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.

Realidade que, apesar de contestada e desafiada tantas vezes, resiste ao tempo, às falácias, ao ceticismo, ao humanismo e a todos os "ismos" que têm surgido. Nenhum livro resistiria, se em seu conteúdo e forma, não existissem a Revelação e a Inspiração divinas.

Revelação que, no grego e hebraico, é "descobrir, expor, revelar, ou fazer saber." Como nos diz Paulo parafraseando Isaías: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." (I Coríntios 2.9,10)

Inspiração, traduzida do grego, "sopro de Deus". Este "sopro" foi o fio condutor, o elo de toda a mensagem sagrada. Os autores da Bíblia não estavam sós, perdidos em seus pensamentos, usando de ficção ou interpretação própria. "Deus usou os talentos, a educação e a formação cultural de cada um, cooperando com eles e tornando-os capazes de registrar as verdadeiras palavras, a fim de que a Sua mensagem fosse fielmente comunicada."

Mas, porque tanto zelo, tanto esmero? Porque...

"...eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jeremias 1.11)

"...assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55.10,11)

A Palavra revelada e inspirada, que o "Senhor vela para cumprir" e "que não voltará vazia" promete:

- SALVAÇÃO: "Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19.9,10)

- PERDÃO: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados..." (Atos 2.38)

- PROTEÇÃO: "Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido." (Salmo 91.7)

- FARTURA: "E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo. E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será mais envergonhado." (Joel 2.24-26)

- EFUSÃO DO ESPÍRITO: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito." (Joel 2.28,29)

- CESSARÃO O CHORO E A MORTE: "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21.4)

- AO QUE VENCER:

- "... dar-lhe-ei a comer da árvore da vida..."
- "... não receberá o dano da segunda morte..."
- "... comerá do maná escondido e receberá uma pedra com um novo nome."
- "... receberá poder sobre as nações e a estrela da manhã."
- "... será vestido de vestes brancas e não riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante do meu pai e dos seus anjos."
- "... eu o farei coluna do templo do meu Deus."
- "... lhe concederei que se assente comigo no meu trono."

(PS: Texto adaptado do sermão homônimo pregado em 13/12/2009 na congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, bairro do Valentina de Figueiredo, João Pessoa, Paraíba, Brasil)

Um comentário:

  1. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .

    ResponderExcluir