Patotinha Evangélica

Mó
Desde criança, aprendemos que "política, religião e futebol" não se discutem. Em alguns momentos - por exemplo, se há uma roda dos escarnecedores por perto, esta é uma boa regra a ser seguida, mas não vou me furtar a discutir dois desses ingredientes explosivos: religião e futebol.

A "patotinha evangélica" do título é o argumento usado pelo técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo, do Santos Futebol Clube, para afastar um dos seus jogadores, Roberto Brum, que é evangélico. Bem, na verdade, este não é o argumento. É o que está por trás.

O argumento real - e completo - está disponível no site do Lancenet. O técnico tem como seu guru espiritual, Robério de Ogum, responsável pela dispensa do atleta evangélico. Dentre os seus brilhantes argumentos, estão:

"O Roberto Brum tende a ser líder, mas não é. E por querer ser atrapalha o grupo. Se o Vanderlei quiser ser campeão, ele vai ter de fazer uma limpa nessa patota. Quando a pessoa está perturbada espiritualmente isso (discussão) realmente acontece. Que culpa eu tenho de saber que isso iria acontecer?" – questiona Robério de Ogum.

"Não tenho nada contra ele, só estou falando espiritualmente da situação que ele vive. Em nenhum momento falei do homem Roberto Brum. Acho que ele deve se proteger, se cuidar e continuar a carreira dele. Que fique claro que não tenho nada contra religião alguma. Fui casado com uma evangélica. Hoje, acredito que todas as religiões são boas. Não tomei um café com ele pois não tivemos oportunidade, mas um dia teremos" – completa.

Assisti à entrevista que o atleta concedeu a um programa de televisão. Brum disse que todo este problema gerou-se por ele ter iniciado uma reunião de oração entre o grupo. A oração não era para o time ganhar - se fosse, acho que todos os jogos terminariam empatados, pois quase todos os times tem atletas evangélicos -, mas para ter um melhor ambiente de trabalho e de união. Quando não havia as reuniões, os colegas reclamavam, segundo Brum. Ele concluiu assim:

"Se meus advogados não resolverem, Deus resolve. A mão dele é a mais forte de todo mundo."

Robério, ao tomar conhecimento da frase, rebateu:

"Com certeza a mão de Deus é a mais forte de todas, pois cobre a cabeça de todos os seres humanos. O Roberto Brum precisa que a mão de Deus o cubra nesse momento, para que ele pare de falar o nome de Jesus toda hora. Se Deus é justo, e ele é, não vai cometer nenhuma injustiça só para massagear o ego do Roberto Brum" - finaliza o vidente.

Você pode estar se perguntando se eu estou surpreso com esta situação. Não estou e não poderia estar, pois a Bíblia é clara: "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5.11,12)

Surpreso estou em o vidente que "já foi casado com uma evangélica e acredita que todas as religiões são boas" não conhecer que o Deus justo move-se em favor de um justo, muda o tempo, as estações, acalma o mar, as tempestades, e dá a devida recompensa aos que trabalham contra os seus servos.

"E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar." (Marcos 9.42)

2 comentários:

  1. Duas vertentes:
    Achei a a declaração do vidente muito coerente em relação a Deus: "Se Deus é justo - e Ele é! - não vai cometer nenhuma injustiça só para massagiar o ego de Roberto Brum" - Ele está coberto de razão, Deus não comete injustiças mesmo que seja em fovor de um filho amado, no entanto, ao meu ver, jugando sem muito investigar, aconteceu uma certa perseguição religiosa. Roberto Brum parece está sendo punido pelo fato de ser lider de um grupo que se reune para orar. O irônico é que ele organizou a reunião para que o clima entre o grupo melhorasse e a coisa ficou preta foi pro lado dele. Isso seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir
  2. Mano Graca e Paz.Que bencao essa sua entrevista, a palavra de Deus é sempre musica para nossos ouvidos,que Deus continue abencoando sua familia grandemente.

    ResponderExcluir