Abraão, Moisés, Paulo e um apóstolo da Prosperidade

O Primeiro Encontro “Prosperidade para o Mundo” aconteceu em Gold City, EUA. Lá está a matriz da Gold Faith Church, pastoreada por Gold Owner, considerado o Apóstolo Mundial da Prosperidade.


Centro de Convenções lotado. Milhares de pessoas se acotovelam procurando os seus lugares. Gold Owner entra, a ovação é geral e ensurdecedora. Ele faz a pausa típica dos grandes oradores e dispara: “Boa noite. Não tenho palavras para agradecer a presença de todos vocês. Sinto-me muito feliz, tenham certeza. Quero, porém, deixar claro para quem quero falar nesta noite. Se você está aqui para pedir alguma coisa a Deus, infelizmente, não vou falar para você. Se você, assim como eu, quer exercer o seu direito de Filho de Deus, e exigir Dele o que você precisa, você é meu público-alvo.”


Entre os anciãos presentes, estão três senhores chamados Abraão, Moisés e Paulo. Ficam surpresos com as palavras iniciais de Gold Owner e começam a fazer as suas anotações.


GOLD OWNER – “Humildemente, eu me proponho a fazer uma releitura da Bíblia Sagrada, focando em alguns temas. Por exemplo, sobre a oração: "Nosso problema é que oramos e confessamos muito, mas não mandamos. É gostoso mandar!... Jesus pagou o preço para fazermos isso... Não ore mais por dinheiro... Exija tudo o que precisar. Deus quer que seus filhos usem a melhor roupa, dirijam os melhores carros e tenham o melhor de tudo... Simplesmente exija o que você precisa... Se você tem de dizer: 'Se for da tua vontade' ou 'Que se faça a tua vontade', então você está chamando Deus de idiota. É deveras estupidez orar para que a vontade de Deus seja feita. Isto é uma farsa, um insulto à inteligência de Deus... (1) "Usar a frase 'se for a Tua vontade' em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração...” (2)  Acredito que a oração do Pai Nosso não é para os crentes hoje em dia...” (3)


“Quantos cristãos enfermos não temos hoje entre nós? Simplesmente, porque tem a idéia errada que "o Senhor Deus é quem cura, e que Ele é o responsável para que os milagres ocorram. Enquanto você esperar que Ele venha curá-lo, provavelmente continuará sofrendo. Se você descobre que certa coisa é sua, você não precisará de nenhuma fé para exigir aquilo que sabe que é seu. Você simplesmente tomará posse do que é seu. Você deve exigir o cumprimento do seu direito imediatamente e, logicamente, ficar curado. Você deve exigir os seus direitos em Cristo... (4) “Usar a frase 'se for a Tua vontade' em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração. Não é pela misericórdia de Deus que você poderá ser curado, mas sim que você tem o direito de exigir a sua cura. É só você crer no que o Senhor declara e exigir a Sua bênção (exigir de Deus a bênção), ordenando ao mal que saia do seu corpo. Você não precisa orar, jejuar ou pedir a quem quer que seja para orar por você. Segundo estas declarações (Is 53.4,5) você pode ter certeza absoluta que Deus já o curou. Você é o único responsável por sua cura. Você deve exigir o cumprimento do seu direito imediatamente e, logicamente, ficar curado...” (5)


“Sobre sucesso e prosperidade,   "faz grande diferença aquilo que alguém pensa. O que faz um crente ser bem-sucedido é o pensamento certo, a crença certa e a confissão certa... (6) "Nunca, jamais, em tempo algum vão ao Senhor e digam: 'Se for da tua vontade...' Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram "se for da tua vontade, Senhor" a fé é destruída. A dúvida espumará e inundará todo o seu ser. Resguardem-se de palavras como essas, que lhes roubarão a fé e os puxarão para baixo, ao desespero..." (7) "O homem foi criado em termos de igualdade com Deus... O crente é chamado de Cristo... Eis quem somos: somos Cristo... Você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo o foi. O Senhor fez o homem como o Seu substituto aqui na terra... O homem era Senhor... vivia em termos de igualdade com o Criador. Muitos não sabem ainda que são filhos e filhas de Deus tanto quanto o próprio Jesus... Nem o próprio Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos...” (8) "Vejam o que Morris Cerullo nos diz: “Vocês sabiam que desde o começo do tempo o propósito inteiro de Deus era reproduzir-se?... e quando estamos aqui de pé, vocês não estão olhando para Morris Cerullo; vocês estão olhando para Deus, estão olhando para Jesus..." "Anos atrás costumavam pregar: Ó, nós andaremos por ruas de ouro. Hoje eu digo: Não preciso de ouro lá em cima. Quero o ouro aqui embaixo... Você quer prosperar? O dinheiro vai cair sobre você da esquerda, da direita e do centro. Deus começará a fazê-lo prosperar, pois o dinheiro sempre se segue à retidão... Diga comigo: Tudo que eu possa desejar já está em mim". (9) "Não somente a ansiedade é um pecado, mas também o ser pobre, quando Deus promete a prosperidade..." (10) “Vamos ao nosso grito de vitória:”


MULTIDÃO – “Sou filho do Dono do ouro e da prata! Sou filho do Dono do ouro e da prata!”


GOLD OWNER – “Alguém deseja fazer alguma pergunta? Por favor, levante uma das suas mãos.”


Algumas pessoas e os três senhores, Abraão, Moisés e Paulo, acenam que sim. 


ABRAÃO – “Ouvi atentamente o seu discurso e percebi o seu poder de oratória. Quero, porém, fazer algumas ressalvas e contar um pouco da minha história: Houve contenda entre os meus pastores e os do meu sobrinho Ló. Ele fez a escolha que pareceu bem aos seus olhos, assim como o seu discurso. Não sei se você sabe o final da história? A sua mulher tornou-se estátua de sal, na terrível Sodoma... Deus me prometeu um filho, que só vim a receber com 100 anos e minha esposa, Sara, com 90 anos, muito tempo após a promessa. Esperei e recebi o meu filho. Anos depois, o Senhor pediu que o sacrificasse, mas, no momento certo, providenciou a troca por um cordeiro. Será que a minha vida e os seus conceitos são compatíveis? Claro que não! Não me arrependo, porém, pois as Escrituras dizem que ´muitos andam naquela fé que teve Abraão, nosso pai.´”


GOLD OWNER – “... Realmente, nossos conceitos não batem. O próximo!”


MOISÉS – “Um dia fiz uma pergunta a Deus: ´ Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? ´ Certamente, a sua postura arrogante vê essa pergunta como uma fragilidade, complexo inferior... Sabe que, devido à essa pergunta, recebi uma tremenda resposta do Senhor: ´EU SOU O QUE SOU. Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.´ Quando você fala que não devemos orar, e sim mandar, lembro-me de que um dia supliquei ao Senhor: ´Rogo-te que me mostres a tua glória.´ Você, em meu lugar, não teria rogado. Teria determinado, decretado, exigido, mas será que receberia? Eu recebi: ´Quando a minha glória passar, pôr uma fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.´”


GOLD OWNER – “O próximo! Sem delongas, temos um horário a cumprir.”


PAULO – “Você se acha em condições de exigir algo de Deus? Se vê igual ao Senhor Jesus? ‘Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.’


Quando você diz que ‘ser pobre é pecado’ e nós sabemos que o pecado afasta o homem de Deus, eu te pergunto: ‘Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. ‘“


Quanto às enfermidades, fraquezas, ‘foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.’ 


Este poder habita em você? ”


GOLD OWNER – (Silêncio!)


(P.S1: Se traduzirmos literalmente, temos: Gold City, “Cidade Dourada”, Gold Faith Church, “Igreja da Fé Dourada” e Gold Owner, “Dono do Ouro”.)


(P.S2: Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com personagens atuais não terá sido mera coincidência. A contextualização dos personagens bíblicos só é possível, devido à ficção.)


(1)Kenneth Hagin Jr
(2)R.R. Soares
(3)Frederic Price
(4)Kenneth Hagin Jr
(5)R.R. Soares
(6)R.R. Soares
(7)Benny Hinn
(8)Kenneth Hagin Jr
(9)Benny Hinn
(10)Robert Tilton

4 comentários:

  1. Graça e Paz pastor!
    Infelizmente é isso que está acontecendo a nossas igrejas hoje em dia, mas creio que Deus está levantando um exército de verdadeiros servos contra a infiltração de mamon na casa dEle.
    gostaria de sua permissão para publicar este post em nosso blog com a devida fonte de referência.

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade, irmão Marcos. Será um prazer. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, Pastor!

    Infelizmnente essa é uma realidade na casa de Deus. Penso que Jesus é um revolucionário, que odeia a religiosidade e fato de as pessoas fazerem comércio da Casa de Deus. Lembro-me de quando Jesus derrubou as mesas dos cambistas e expulsou os mercadores do Templo de Jerusalém.

    Já pesou se ele fizesse isso hoje??

    Forte abraço =D

    Ângelo Almeida
    Então Percebi * Dias Finais
    http://entaopercebi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e verdadeiro. Fácil entendimento e compreensão. Deus o abençõe sempre.

    ResponderExcluir