Não sabemos até quando, mas hoje, a internet é, indiscutivelmente, a mídia mais democrática que existe no mundo. É também a de maior crescimento – incomparável – entre todas as demais. No Brasil, segundo pesquisa Ibope Nielsen On-line, de 07/05/2009, 62 milhões de brasileiros, ou 33% da população brasileira tem acesso à Internet, sendo o Brasil o país onde as pessoas passam mais tempo on-line (26 horas e 15 minutos por mês, ou seja, 3 vezes mais do que vendo TV).
No tocante ela ser a mídia mais democrática, podemos perguntar: “Que outra mídia permite que, a um único clique, você mude radicalmente o que está sendo visto – ou lido?” Por exemplo, alguém pode estar navegando em um “site” de notícias e entrar no portal de um banco, e daí ir assistir vídeos no Youtube. Por falar em vídeos, lá está disponível tudo o que a “mídia oficial” insiste em censurar.
Por que, então, não usá-la para pregar e propagar a Palavra de Deus? Por que não ser uma opção – espiritual - a todo o lixo virtual existente? Por que não fazer uso dela para contradizer falsos ensinos e doutrinas? Por que não nos utilizarmos de um método que não é excludente e, ao contrário, pode ser mais um dentre as estratégias de evangelização?
Se você ainda acha esta uma realidade distante, ou algo que não deve acontecer, permita-me dar-lhe uma ótima notícia: a Internet já é um instrumento poderoso para divulgação da Palavra de Deus. O Senhor Jesus tem levantado um exército de homens e mulheres que tem entendido ser este um meio eficaz de pregação do Evangelho.
Tanto que a conservadora Igreja Católica Romana, através do seu líder, Bento XVI, “em sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, conclamou os sacerdotes a fazer um uso astuto das novas tecnologias disponíveis para se tornarem líderes comunitários na WEB. O Dia Mundial das Comunicações Sociais está marcado para 16 de maio, sob a divisa “O Sacerdote e o Ministério Pastoral no Mundo Digital: Novas mídias a serviço da Palavra.” Bento XVI enfatizou que “Novas oportunidades para o dialogo, evangelização e catequese podem ser abertas no ciberespaço com a presença de sacerdotes, transportando seu papel tradicional de líderes comunitários para a comunicação no mundo digital”.
(Leia mais na Agência Católica de Notícias: http://www.catholicnewsagency.com/news/holy_father_encourages_online_priestly_ministry/)
Não por acaso. Felizmente, para nós, eles ainda engatinham nesse campo. E quererão ganhar espaço o mais rápido possível. O terreno é fértil. A sociedade atual é reclusa, a clausura é regra, as pessoas restringem cada dia mais o contato com pessoas desconhecidas, devido à insegurança generalizada, e recorrem ao contato virtual como um dos únicos meios de comunicação. Proliferam os sites de auto-ajuda, de evangelhos da prosperidade, de “outros evangelhos...” E aí o Senhor tem se utilizado de seus instrumentos para comunicar virtualmente o “caminho, a verdade e a vida.”
Se você ainda se preocupa com a modernidade desse método, posso afirmar, após acessar e ler muito conteúdo evangélico on-line: o método não é o aspecto principal. O mais importante é “a virtude do Espírito Santo”. Sem esse precioso auxílio, nada flui ou frutifica. Cheios dessa virtude, todos os métodos dão certo. Inclusive a Internet.
Com uma vantagem adicional: evangelização simultânea em “Jerusalém, em toda a Judeia, Samaria e até aos confins da terra.”
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8)
(P.S.: Texto publicado na "SEMAD-PB em revista, ano II, nº 06, Fevereiro-Março de 2010.)
Não tenho dúvidas do potencial da internet para divulgação do evangelho genuíno,não tenho dúvidas do amor de irmão abnegados pela palavra desta divulgação, agora está faltando nossas igrejas e organização evangélicas se conscientizarem deste tema, enquanto a igreja católica de forma organizada saí na frente, como sempre, vejam os colégios católicos,nós de forma desorganizada e empíricas vamos aos "trancos e barrancos" fazendo o trabalho de Deus, peço a Deus que nos ensine, a sair na frente e realmente usarmos este meio de comunicação extraordinario. um abraço.
ResponderExcluirPara quem desejar evangelismo, discipulado e conexão com igrejas locais online visite GMOinscricoes.com.br disponivel em todos os idiomas desde de 2004. Acredite, ja existe tecnologia de ponta desenvolvida por evangelicos mas a maior dificuldade é o envolvimento da igreja em apenas utilizar a ferramenta que é gratuita.
ResponderExcluir