No último domingo, foi exibida no Fantástico, uma entrevista com o ator Fábio Assunção, considerado um dos galãs da TV brasileira. O principal mote foi o tratamento anti-drogas que o ator se submeteu, visando acabar com a dependência. A entrevista foi extremamente franca, esclarecedora: as drogas não respeitam ninguém. O próprio nome dela diz tudo. Houve uma pergunta da apresentadora, Patrícia Poeta, que me chamou a atenção: "Fábio, como você, um artista famoso, bem-sucedido, entrou no mundo das drogas, deixou-se cair nesta cilada?"
Ao que ele, um pouco sem jeito, respondeu: "Para o nosso espírito não interessa se somos bem-sucedidos, famosos, ricos. Às vezes, ele quer algo mais, algo novo..."
Como a intenção do "post" não é discutir a tricotomia espírito/alma/corpo, não vou comentar a argumentação do ator: "Para o nosso espírito..." Minha intenção é outra.
É dizer que, mais uma vez, a Palavra de Deus tem resposta a todas estas indagações. Tem o Renovo do espírito, o Alimento para a alma e o Controle para o corpo.
Lembremo-nos mais uma vez do Rico Insensato: "E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga."
(Lucas 12.17-19)
É exatamente o que acontece com estes homens famosos, ricos, com o "mundo aos seus pés". Mesmo que tenham uma estrutura familiar sólida, não resistem à rápida chegada da fortuna, fama, sexo livre e bajulações. Sucumbem inevitavelmente. "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"
O que o "Espírito, alma e corpo" querem como algo novo? Drogas, experiências orgiásticas, culto a outros deuses? Não. Apenas o retorno à comunhão com o seu Deus, o seu Criador. O que do pó da terra fez o corpo, do sopro da sua boca gerou o espírito e nos fez alma vivente.
Para meditar e louvar...
Hino 05 - Harpa Cristã
Espírito, alma e corpo, Oferto a Ti, Senhor,
Como hóstia verdadeira, Em oblação de amor.
Coro
Eu tudo a Deus consagro
Em Cristo, o vivo altar;
Ó desce, fogo santo, Do céu vem tu selar!
Sou teu, ó Jesus Cristo!
Teu sangue me comprou;
Eu quero a Tua graça, Pois de Ti sempre sou.
Espírito divino, Do Pai a promissão;
Sedenta a alma pede, A Ti, a santa unção.
(P.S.: Todos os hinos da Harpa Cristã estão disponíveis no site www.cpad.com.br, em formato .midi .)
Nenhum comentário:
Postar um comentário